sábado, 5 de dezembro de 2020

Pulse and Glide



Olá, caro(a) leitor(a). Pronto para aprender algo novo? 

Talvez você não conheça ou nunca ouviu falar de Pulse & Glide. Eu também não. Aprendi este ano e pra mim é uma técnica de direção muito eficiente que pode ser comprovada nos computadores de bordo e no bolso.

Quando aprendi eu estava conduzindo um carro híbrido e notava como a melhor situação possível para o carro é a famosa banguela. Sabe a banguela? Claro né! É o ponto morto. Nos carros híbridos é o momento mais importante no aumento da autonomia. É quando o veículo simplesmente desliga o motor a gasolina e passa somente a carregar a bateria do motor elétrico aumentando a sua autonomia total.

A bateria e o motor elétrico do veículo híbrido São projetados para auxiliar a transmissão do sistema a combustão. E voltando ao pulse and glide, pulse é o pisar fundo. É determinar uma velocidade máxima a se alcançar e chegar nela rápido. É retomar a velocidade rapidamente e não gradativamente. Chegar a velocidade pretendida é deixar o carro simplesmente deslizar sem o pé no acelerador.

É claro que a leitura de terreno também é fundamental para a execução da técnica com sucesso. A questão é a medida de aceleração mais rápida e tirar o pé. Ficar mais tempo com o pé fora do acelerador do que acelerando. 

Abaixo segue um pouco que consegui de informações na internet referente a essa técnica pouco conhecida. Fiquem a vontade para comentar e gostaria de informar que estou me programando para lançar um e-book falando sobre estes assuntos do blog e muito mais.

Segue as infos:

Impulso e planação (PnG) ou pisar e desacelerar a estratégia de direção consiste na rápida aceleração até uma determinada velocidade (o "pulso" ou "pisar”), seguido por um período de desaceleração ou deslizamento para uma velocidade mais baixa, ponto em que a queima - a sequência de costa é repetida. 

A desaceleração é mais eficiente quando o motor não está funcionando, embora alguns ganhos possam ser obtidos com o motor ligado (para manter a potência dos freios, direção e auxiliares) e o veículo em ponto morto. [25] A maioria dos veículos a gasolina modernos cortam o suprimento de combustível completamente ao desacelerar (over-running) engrenado, embora o motor em movimento acrescente uma resistência ao atrito considerável e a velocidade seja perdida mais rapidamente do que com o motor desligado do trem de força.


A estratégia de pulsar e deslizar é comprovada como um projeto de controle eficiente tanto em cenários de acompanhamento de carros [25] e direção livre, [26] com economia de combustível de 20%. Na estratégia PnG, o controle do motor e da transmissão determina o desempenho da economia de combustível, e é obtido resolvendo um problema de controle ótimo (OCP). Devido a uma relação de transmissão discreta, fortes características não lineares de combustível do motor e diferentes dinâmicas no modo de pulso / deslizamento, o OCP é um problema de comutação de número inteiro misto não linear. 


Alguns veículos híbridos são adequados para realizar pulso e deslizamento. [29] Em um híbrido em série paralela (veja o sistema de transmissão de veículos híbridos), o motor de combustão interna e o sistema de carga podem ser desligados para o deslizamento simplesmente manipulando o acelerador. No entanto, com base na simulação, mais ganhos na economia são obtidos em veículos não híbridos. [24] [25]


Esta estratégia de controle também pode ser usada em pelotão de veículos (o pelotão de veículos automatizados tem o potencial de aumentar significativamente a eficiência de combustível do transporte rodoviário), e este método de controle tem um desempenho muito melhor do que os controladores quadráticos lineares convencionais. [30]


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