sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

BioHome3D e outras casas construídas por robôs

 Olá 🙌 


Cientistas da Universidade de Maine nos Estados Unidos criaram uma casa de madeira feita com pó de serra através de uma impressora 3D que é também considerada um robô. 

Como curiosidade, uma impressora 3D pode ser chamada de robô e um robô chamado Vulcão (Vulcan) chega a produzir 3 casas por dia e está construindo o maior bairro imprimido do mundo todas com energia solar.

O projeto chamado de BioHouse3D vem do uso de material reciclável que é um dos pilares da sustentabilidade na construção da casa.



O benefícios que vejo da "impressão das coisas" é justamente a redução de desperdícios de materiais, tempo e que segue a ideologia de preservação das florestas.

Acompanhando as notícias do mundo vejo que essas impressões já estão atingindo a construção civil de forma significativa até pela necessidade de melhor uso dos nossos recursos em busca da evolução sustentável.

A impressão de casas com pó de serra vai muito além da redução de sobras de materiais e desperdício de tempo, utilizar algo que seria descartado é coerente com a ideia de que tudo se transforma e que com a visão integrada de mundo não existe "jogar fora".

Agora, se essa modalidade de construção inovadora e sustentável ainda não está disponível comercialmente nem nos Estados Unidos, o que podemos levar para as nossas decisões hoje pensando dessa forma integrando toda a nossa inteligência ao desafio mundial de evolução em todos os sentidos? 

E seguindo essa tendência de desenvolvimento aliado ao meio ambiente, com certeza as novas casas BioHome3D irão também utilizar a geração própria de energia com painéis fotovoltaicos (solar) que é hoje a forma mais limpa de gerar energia através da maior fonte natural da vida neste planeta.




Muito obrigado pela leitura.


Falou e até a próxima!