quinta-feira, 15 de março de 2018

Infraestrutura no Brasil e desenvolvimento Sustentável

DIRETO AO PONTO:

Atualmente a infraestrutura no Brasil é ineficiente. Isso se dá principalmente devido a forma como nos transportamos pois no nosso país pouco se utilizam transportes elétrico sobre trilhos e menos ainda a navegação. A verdade é que o governo atual ainda prefere tapar buracos e investir no petróleo (pré sal) enquanto o mundo inteiro está investindo em energias renováveis.

Na China, o país mais populoso e a segunda maior economia do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos) está acontecendo um investimento de grandeza astronômica em energias renováveis... e sabe qual o motivo? Os Chineses chegaram num ponto onde tem dificuldade para fazer a atividade mais básica de sobrevivência: RESPIRAR.

A maior forma de geração de energia na China são as chamadas termoelétricas que geram energia a partir da queima de carvão e libera toneladas de fumaça. Temos energia mas não temos ar.. e agora? A saída? Investir em energias renováveis! Desenvolver o país de forma sustentável, saudável e seguro até mesmo para as próximas gerações. Afinal, não pensar longo prazo não é algo muito inteligente de se fazer. ;)

Voltando ao Brasil, sabia que quando a conta de luz apresenta Bandeira Vermelha e fica ainda mais cara pro nosso bolso quero dizer que o país teve que produzir energia através da queima de carvão. Acredita que isso ainda acontece por aqui? Além poluente, ineficiente, a queima do carvão é uma forma mais cara de gerar energia.. e por isso a conta sobra pro consumidor.

O QUE NÓS PODEMOS FAZER?

Primeiro, ser mais eficientes. Fazer mais com menos energia. Nossa energia é nossa conta bancária.

Depois, por que não gerar a própria energia elétrica pro resto da vida? Ter mais independência, controle e ficar em dia com o planeta.. que, não sei se você percebeu ainda, é a nossa maior riqueza e é grátis para desfrutar.

Meu trabalho é usar a alta tecnologia assim como meios tradicionais, clássicos, para de uma forma sinérgica buscar uma melhor sintonia energética nesse planeta de muita abundância.

Me chamo Julio Crepaldi Neto, sou engenheiro eletricista, empresário do setor de energias renováveis, agradeço a sua atenção e me deixo a disposição.