O seminário deste ano foi tão interessante quanto os anos anteriores e o assunto principal foi a mobilidade urbana.
Paralelo a isto, foi muito gratificante ver os dados do crescimento das energias renováveis, as perspectivas e a distribuidora de energia mais presente em Santa Catarina apresentou seu projeto de incentivo a energia solar onde 1.000 consumidores receberam 60% de desconto para aquisição de energia solar fotovoltaica. Foi um passo muito importante para o setor não só no nosso estado e sim um grande exemplo no Brasil e nas Américas.
De uma forma rápida, a mensagem que foi passada a respeito do tema principal é que os veículos elétricos passaram do status de sonho pouco acessível para realidade.
Realidade?
SIM!
Porque o seminário mostrou que hoje um ônibus elétrico transporta alunos e funcionários de uma universidade em Florianópolis todos os dias. Mostrou também que postos de abastecimento para veículos elétricos estão sendo inaugurados na capital catarinense e que novos postos estão surgindo para criar uma rota elétrica sentido Curitiba.
Houve a exibição de um modelo de bicicleta elétrica, kart elétrico que participa de competições e que está sendo premiado internacionalmente e dois modelos de carros elétricos que já estão no mercado.
Gostaria de, humildemente, fazer uma breve nota sobre um dos modelos exibidos, a BMW i3. Resumindo em uma palavra: UAAAAL ou WOW!!! Uma BMW ultramoderna e totalmente elétrica.
Não preciso nem comentar sobre sua tecnologia, sobre o quanto é economica, segura e amiga da natureza. Fiquei muito feliz em saber que incentivos fiscais já estão promovendo a redução do seu valor de investimento; ou seja, não é só um veículo de última geração, é uma BMW que está acessível para quem sabe investir. Além disso, você acha que ela é importada? No! É "Alemoa" de Araquari, Santa Catarina.
Outra mensagem que ficou bem clara, ainda sobre o processo de eletrificação da mobilidade urbana, foi a mensagem trazida pelo senhor Gualter Crisóstomo de Portugal, especialista na área. Ele disse: Os carros elétricos são parte da solução para que possamos diminuir os impactos negativos do aquecimento global MAS a solução para o desafio da mobilidade urbana ainda reside no transporte coletivo.
Lembrando aquele ditado: País desenvolvido é aquele onde o rico também usa transporte público.
Gostaria de adicionar a este artigo a experiência que tive a bordo da moto elétrica do amigo Rodrigo Vegas. Um espetáculo! Totalmente silenciosa, com um torque preciso ela tem autonomia de 40km e permite uma outra visão da cidade. É uma forma mais econômica de transporte, limpa e muito agradável. Uma forma maravilhosa de se deslocar interagindo com o meio ambiente.
Saludos del ingeniero Rulio Crepaldi neste exacto momento direto de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina.
Obrigado y gracias pela leitura!!!